Dois importantes eventos que merecem atenção.

Artigo extraído do site Sentidos publicado em 13/09/2010

Dia Nacional de Luta

Data comemorativa em prol da pessoa com deficiência unirá forças pela inclusão no trabalho, em São Paulo

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), São Paulo abre luta contra o preconceito no mundo do trabalho. Em defesa do resgate do cumprimento da Lei de Cotas, diversas organizações se uniram para fortalecer o direito ao trabalho das pessoas com deficiência numa ação que começará no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e que terá caminhada pela Rua Xavier de Toledo, e será encerrada com atividades culturais em frente ao Teatro Municipal de São Paulo.

Estarão juntos o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, as Centrais Sindicais, os Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, as entidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, escolas, órgãos públicos, Ministério Público, etc.

Na oportunidade será divulgado um documento de alerta para a sociedade porque no rol de atitudes e descaso contra o acesso ao trabalho das pessoas com deficiência já se observa até decisões “estranhas” na justiça do trabalho, lastreadas por MITOS E PRECONCEITOS dos próprios julgadores.

PROGRAMAÇÃO:
9:00h às 11:00h no auditório do SRTE/SP localizado à Ria Martins Fontes, 109.
caminhada da SRTE ao Teatro Municipal de São Paulo, com distribuição de carta aberta a população.
12:00h às 14:00h atividades culturais e musicais para a população em geral.

O convite oficial será divulgado no dia 14/09, mas caso queira garantir sua pré-inscrição para o ato no auditório da SRTE, favor confirmar presença através do e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br

Confirme sua presença e garanta sua vaga!

Artigo publicado no site do Diário do Grande ABC em 10/09/2010

São Bernardo promove Mês de Luta das Pessoas com Deficiência

Pela primeira vez, São Bernardo promove o Mês de Luta das Pessoas com Deficiência, em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. Durante todo o mês serão realizadas palestras, debates, mesas de reflexão, atividades culturais e esportivas em diversos espaços da cidade.

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, tem como objetivo discutir e implementar políticas públicas de atendimento e inclusão das pessoas com deficiência em todas as áreas de governo e na sociedade.

A programação foi aberta na quinta-feira (9/9) com a palestra As Pessoas com Deficiência e as Políticas Públicas de Saúde, no Centro de Referência do Idoso (CRI).

No sábado (11/9), das 9h às 15h, no Parque da Juventude Città Di Maróstica foi realizado o evento Bike-Nic inclusivo do ABC, uma atividade de lazer com bicicletas adaptadas.

Já o Centro de Referência do Idoso (Avenida Redenção, 271, Centro) terá no dia 16 de setembro, às 18h30, a palestra e debate com o tema A Pessoa com Deficiência: Inclusão e Trabalho Decente.

De 18 a 25 de setembro será a vez do Festival Paraesportivo, realizado em diversos espaços da cidade. Entre as atividades haverá jogos de goalball (futebol para pessoas com deficiência visual), festival de atletismo, natação, entre outros. A programação segue até o dia 30 de setembro com palestra e debate sobre Acessibilidade e Políticas Públicas, no Centro de Referência do Idoso.