por Camila Dias

Selecionando a leitura do dia

Selecionando a leitura do dia

A convivência com os livros é um hábito saudável que estimula a criatividade, melhora o vocabulário e auxilia no desenvolvimento da inter comunicação. Livros são amigos que não te abandonam, páginas impressas que te fazem voar pelo mundo da imaginação, palavras novas com significados velhos. Mas, se não houverem leitores para que servem os livros?

Eu cresci rodeada de livros e de leitores. A quantidade de livro dentro da casa dos meus pais, sempre superou a quantidade de qualquer outra coisa. Qualquer outra coisa, mesmo. Prateleiras presas com mãos francesas, pesadas, segurando muitos livros da história da arte, romances, livros técnicos… Meus pais sempre leram muito, liam todas as noites antes de dormir, suas cabeceiras sempre estavam carregadas de livros.

O hábito da leitura também faz parte da formação do Flavio. Começou “devorando” revistas em quadrinhos, mas hoje em dia ele se dá bem com livros de gente grande também.

Aqui em casa nós também temos muitos livros. Logan é um entusiasta nato, e “lê” folheando as páginas uma por uma, até chegar na última e dizer sorrindo:

- Abô! (acabou). Em seguida, fecha o livro e recomeça tudo de novo, desde a capa, até cansar daquele título.

O contato de Max com os livros também começou bem cedo. No Dia da Criança compramos para ele aqueles livros de borracha (os famosos “livros para banho”), que rapidamente foram mordidos, molhados e arremessados pra fora do berço. Já no Natal, ele ganhou um livro com 365 histórias, uma para cada dia do ano, que procuramos ler todas as noites antes de colocá-lo para dormir. Logan ouve as leituras aos finais de semana, quando está conosco.

Claro que os dois não ficam sentados ouvindo quietinhos e comportados, mas essa vivência já está sendo registrada na mente deles e vai incentivá-los a gostar de livros, de ler e se tornarem leitores. E, cá pra nós, acho que as histórias que o Logan inventa ao “ler sozinho” os livros, devem ser super divertidas, concordam?

Quero ver quem é que vai guardar esse monte de gibi espalhado no chão!

Quero ver quem é que vai guardar esse monte de gibi espalhado no chão!