Falar sobre a Doença ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) não é nada fácil para mim. Minha tia, aquela tia que a gente considera nossa 2ª mãe, teve essa doença diagnosticada em meados de setembro de 2005 e faleceu em outubro de 2009. Foram quatro anos de altos e baixos, o corpo dela foi literalmente ficando paralisado porque a musculatura atrofia e não há volta, não há cura. A pessoa começa a não conseguir mais caminhar, não conseguir mais tomar banho sozinha ou comer até que não consegue mais nem engolir… e vai indo embora aos poucos. E o pior de tudo: a pessoa permanece lúcida até o final!

Felizmente, há casos em que o paciente vive mais tempo, há casos em que o paciente consegue estudar, trabalhar, enfim, contribuir com a sociedade. O paciente mais famoso que sofre de ELA é Stephen Hawking que tem 71 anos e foi diagnosticado quando tinha 21 anos. Os médicos declararam que ele teria apenas mais dois anos de vida. Mas Sir Stephen, um físico, tem desafiado a leis da medicina há 50 anos e vive bem na medida do possível, estudou, trabalha, escreve livros, pesquisa e mostra ao mundo que não é porque ele não se locomove sozinho e não fala que ele tem um atestado de invalidez escrito na testa. Não é só isso! O mocinho aí, casou e teve três filhos e já é avô também. É mole ou quer mais?

Já na área das artes gráficas e ilustrações Francis Tsai tem a mesma doença. Isso não o impede de produzir materiais que você já deve ter visto por aí, em histórias em quadrinhos ou games.

Detalhe: ele desenha com OS OLHOS! Sim, com os olhos, porque suas mãos foram as primeiras partes do corpo a serem paralisadas. Ele usa um computador especial para realizar seus trabalhos. Uma matéria no site da FOLHA explica como funciona.

Clique para aumentar.